sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Nasa encontra água congelada na Lua

Descoberta foi feita após choque de sonda com cratera do satélite

A Nasa (agência especial dos EUA) anunciou a descoberta de uma quantidade significativa de água congelada em uma cratera na Lua, o que aumenta a expectativa pela possibilidade de criar uma base permanente para missões humanas no local.
A agência diz que a "descoberta abre um novo capítulo em nossa compreensão da Lua".
A descoberta foi feita com base em dados obtidos pela missão da sonda LCROSS (Satélite de Observação e Sensoriamento de Cratera Lunar), que se chocou com
o fundo de uma cratera no polo sul da Lua no dia 9 de outubro, em uma operação destinada a constatar a presença de água no satélite natural da Terra.
O equipamento chegou a uma velocidade de 9.000 km/h, criando uma cratera de 20 m de diâmetro por cinco de profundidade, lançando 350 toneladas de material a até 10 km de altura, levantando a ampla nuvem iluminada pelos raios do Sol. Esses escombros foram analisados e chegou-se à conclusão de que existe água congelada no local.
Há muito tempo os cientistas especulam sobre a origem das grandes quantidades de hidrogênio – um dos elementos da água - que são observadas por sondas que visitam a Lua.
As descobertas da LCROSS indicam que a água pode estar em quantidade muito maior do que se esperava. Mas ainda é preciso fazer mais estudos para identificar a distribuição e o volume exatos da substância.


2 comentários:

Hudson disse...

Êêeeba.. Nao preciso mais pegar agua da CESAN.. É só esperar a Lua Cheia!!
HaaHa!

Anônimo disse...

Leonam diz:

RSrs
gostei dessa Hudson!
Entrem em meu site: http://www.dicasmania.rg3.net/

Postar um comentário